Ultraje a Rigor- Nós vamos invadir sua praia

    Autor: Andréa Ascenção Editora: Belas Letras

 

Pode ser que biografia não seja o estilo literário preferido dos leitores. Eu mesma sempre preferi viajar para longe da realidade através dos livros de ficção. Mas se tem uma coisa que eu tenho aprendido com o blog é estar aberta a novas experiências.

Quando o correio entregou o livro Ultraje a Rigor, aqui em casa, eu fiquei automaticamente encantada com a arte, desde a capa ao conteúdo recheado de fotos e letras bem coloridas. Meu encantamento foi tanto que decidi passar esse na frente da lista de outros livros. Não resisti!

Eu não era fã do grupo e pensava que nem os conhecia. Digo pensava, porque descobri que conheço- e adoro- várias músicas deles! 





Eu tinha uma galinha 

Que se chamava Marylou

Um dia fiquei com fome


E papei a Marylou

Marylou! (Marylou!)

Marylou! (Marylou!)

Tinha cara de babaca

Marylou! (Marylou!)

Marylou! (Marylou!)

Botava ovo pela cloaca...






Eu não tenho nada pra dizer

Também não tenho mais o que fazer

Só pra garantir esse refrão

Eu vou enfiar um palavrão (Ah..Cu)







Pode- se dizer, que o quarteto, inicialmente formado para ser um grupo cover dos Beatles, foi um dos responsáveis pela consolidação do rock nacional. 


O Ultraje a Rigor surgiu em um período crítico de censura, com uma das composições de Roger, Inútil, que rapidamente se tornou hino da redemocratização.








A gente não sabemos

Escolher presidente

A gente não sabemos

Tomar conta da gente

A gente não sabemos

Nem escovar os dente


Inúteu"!

A gente somos "inúteu"!

Inúteu"!

A gente somos "inúteu"!







Eu quero levar uma vida moderninha

Deixar minha menininha sair sozinha

Não ser machista e não bancar o possessivo

Ser mais seguro e não ser tão impulsivo

Mas eu me mordo de ciúme

Mas eu me mordo de ciúme






Através de suas músicas eles criticaram a política, costumes... provocaram a censura e os pudores de uma sociedade hipócrita, tudo sem perder a piada. A irreverência do Ultraje me lembrou a dos Mamonas Assassinas. Por vezes o grupo paulista se fantasiava nas apresentações e bom humor era marca registrada, que levavam até no nome.


O nome Ultraje a rigor foi escolhido meio por acaso. Roger e Leôspa estavam tentando achar um nome durante uma festa em que se apresentavam. Roger sugeriu Ultraje, mas achava punk demais. Então perguntou a Edgard, que chegou no meio da conversa, o que ele achava de Ultraje. Edgard, sem entender direito a pergunta, disse: "que traje? O traje a rigor?" Roger e Leôspa adoraram e adotaram então este nome.



É interessante notar que composições dos anos 80 até hoje são atuais. O Ultraje a rigor passou por várias formações e hoje- o único integrante da formação original é o Roger.  

A leitura foi muito mais delíciosa do que eu esperava. Algumas pequenas partes foram cansativas, mas quando isso acontecia eu simplismente pulava o trecho e continuava a leitura sem prejuízo do entendimento. Por duas noites fui dormir as 4 da manhã só para ler "mais uma página".










Mistura sua laia


Ou foge da raia

Sai da tocaia

Pula na baia


Agora nós vamos invadir sua praia











Me dá um olá


Me manda um oi

Onde cê está?

Onde é que foi?





Super recomendo! Eu não era fã antes de ler esse livro. Hoje já escutei todas as músicas, assisti todos os clipes, li artigos dos anos 80 sobre o grupo e ri das piadas.

Parabéns editora Belas Letras, a edição é belíssima! 

18 comentários:

  1. Gosto de algumas músicas do Ultrage! *-*
    Esse livro parece ser bem legal e divertido!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  2. Deve ser um livro bem divertido, eu nem sabia que essas musicas eram deles.
    Os melhores nomes de bandas sao escolhidos por acaso!

    @Jennifer13d

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto MUITO de Ultraje *-*
    Ainda não conhecia esse livro. Preciso, já!

    Beijos
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  4. Eu ADORO biografias, sou super suspeita para falar, já li várias, e de bandas e cantores eu amo. Deve ser legal o livro, gosto de algumas músicas da banda mas acho que não leria... Estava querendo ler é a biografia do Lobão.

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu tb não sabia, Jennifer. Achei mto legal, pq já cantei mtas músicas deles nas excursões da escola e nem sabia.

    É um bom livro, sem dúvidas!

    Obrigada pelo comentário!

    BjoO

    ResponderExcluir
  6. Eu também não sou muito de biografias, mas a resenha me deixou curiosa para saber mais sobre a banda. Sempre gostei de Ultraje a rigor, mas nunca foi uma banda que eu era fã.
    Muito legal esse post.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  7. Estar aberta a novas leituras é ótimo, porque só assim pra acabar se apaixonando por algo que a gente jamais imaginou antes!
    Eles realmente lembram os Mamonas em alguns aspectos, apesar de terem surgido primeiro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Não sou fã de biografias, mas tenho vontade de ler a de algumas bandas... Até parece interessante *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Pri!
    Para ser sincera, conhecia muito pouco, senão nada da banda. Quero dizer, com as letras dessas músicas eu acho que conhecia algo a mais hiueheiuehieh
    Admiro muito os grupos musicais que driblavam a ditadura, a censura e as forças maiores para criticar, para mostrar a verdade ao povo de alguma forma... O tal do espírito revolucionário!

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  10. Eu acabei descobrindo que gosto de biografias! Já li algumas, e gostei bastante da experiência...
    Me interessei muito por esse livro, e além do mais, todo mundo fala muito bem da arte dele *--*

    Amei a dica!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  11. Conheço algumas musicas do "Ultraje a rigor" mas não me considero fã não, apesar de gostar de algumas. Leria o livro por que eu gosto bastante de biografias, desde que sejam sobre pessoas que me interessam de alguma maneira rs (nunca li a biografia de uma banda, seria a primeira vez =P)

    teh mais

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre gostei muito de Ultraje a Rigor, por ser filha única e por sempre andar com meus pais, aprendi a gostar de muitas bandas que os jovens não curtem. Mas isso não vem ao caso :P

    Fiquei muito interessada por esta biografia!

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ah, Ultraje a Rigor, deve ter sido uma delícia ler esse livro e relembrar esse sucessos, eu adoro as músicas deles principalmente a Marylou, a letra é muito engraçada!

    Beeijos
    Jaine - Little Things

    ResponderExcluir
  14. Não tenho muita vontade de ler esse livro.
    Na verdade não sou fã do Ultraje a Rigor, apesar de gostar de algumas músicas.
    Mas quem sabe não acontece igual aconteceu com você e eu passe a gostar mais da banda né?
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. oi meninas. ^^
    não sou muito fã da banda, mas gosto de algumas música.
    gostaria de ler esse livro, acho tão legal books assim. ^^)
    quem sabe se eu ler o livro viro fã mesmo da banda? rsrsrs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  16. Ei Pri,

    Eu gosto das músicas, mas não chego a ser fã da banda de verdade. Mas nossa esta foto antigas deles é feia de doer rsrsrsrs.

    bjo
    Nanda

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela postagem linda tão cheia de movimentos, adorei!
    Não curto o som da banda, mas já cantei dezenas de músicas deles rs
    Porém conhecer a história da banda deve ser bastante interessante, gosto de conhecer sobre a vida dos músicos que marcaram tanto época, mesmo que não seja o som que ouço.
    Parabéns!
    bjs
    Dri

    ResponderExcluir
  18. Como disse, simplesmente adoro esses caras, embora eles não sejam da minha época!!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!!!

Os comentários são moderados e não serão aceitos aqueles que contrariarem nossa política de comentáriosI, apresentando termos ofensivos ou spam.

Caso esteja interessado em parceria ou queira um contato por e-mail CLIQUE AQUI

Retribuiremos a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...