Maurício Gomyde- autor de O Mundo de Vidro


Quem está atualizado quanto a literatura nacional, já deve ter ouvido falar no livro O mundo de vidro, do Maurício Gomyde.

Além de um novo talento da nossa literatura, o Paulista que atualmente reside em Brasília, também é baterista e possuí duas bandas: Superaudio, sua banda de trabalho autoral e, Birinaite, dedicada a clássicos do rock. 


"Primeiramente gostaria de agradecer ao Blog Entre Fatos e Livros pela abertura do espaço em divulgar autores nacionais. Há muita gente boa escrevendo livros de muita qualidade por aí, e a oportunidade em mostrá-los diariamente ao público interessado (e de qualidade!) é valiosíssima".

1- DESDE QUANDO VOCÊ ESCREVE?


Escrevo informalmente desde que me tenho por gente. Digo, sempre gostei de produzir poemas, textos, redações. Frequentei o colegial numa escola que obrigava os alunos a entregarem 5 redações todas as segundas-feiras. Parecia muito pra um adolescente (e era! rs), mas a obrigação tornou-se um prazer. E escrevo “profissionalmente” desde 2.000, quando comecei a escrever o “O Mundo de Vidro”.

2-     O QUE FAZ PARA TER INSPIRAÇÃO E ESCREVER?

Sempre digo que é impossível escrever sobre o que não se sabe. Por isso, naturalmente escrevo sobre coisas minhas, experiências por que passei, coisas que escutei ou li. Bato tudo num liquidificador imaginário, jogo um monte de ideias no meio e acaba que sai algo que, a meu ver, é verossímil pra quem lê.

3-     POR QUE DECIDIU NÃO NOMEAR AS PERSONAGENS PRINCIPAIS, ELE E ELA?

Acho que nomear personagens é algo dificílimo. Por mais que, aparentemente, pareça simples. Você caracteriza a personagem e daí vai e coloca “Maria”. Sei lá, eu fico olhando e pensando... “mas ela não tem cara de Maria! Nem de Paula! Ou Joana!”... rs. Como era meu primeiro livro e eu não estava com inspiração pra colocar nomes legais, comecei a escrever apenas como Ele e Ela. Com o passar do tempo, achei que poderia ser um mote interessante. O difícil, mesmo, foi conseguir escrever tantas páginas e não me referir aos nomes. Foi um desafio gostoso de cumprir.

4-     EM QUE PONTOS VOCÊ SE IDENTIFICA COM ELES?

Ele e Ela são duas pessoas como tantas que se vê por aí. Ele, tímido. Ela, segura de si. Poderiam ser quaisquer pessoas. Muitas mulheres já me disseram que se identificaram mais com Ele do que com Ela, por exemplo. Eu me identifico em alguns momentos com cada um dos dois. Não sou nem Ele e nem Ela.

5-     ELE, PARA TENTAR CONQUISTAR O AMOR, SEGUIA OS CONSELHOS DE UM LIVRO DE AUTO-AJUDA. VOCÊ GOSTA DO GÊNERO?

Nem de longe! rs Este é um dos pouquíssimos gêneros que não leio. Não tenho nada contra quem lê. Mas... bom, eu sou daquela teoria do “Too many books, too little time”. Tantos clássicos pra se ler! Ou seja, se o tempo é curto, eu vou nos romances. Romances te fazem viajar, pensar, sair da realidade. Auto-ajuda te coloca demais na realidade. E de realidade já tenho a rotina do dia-a-dia.

6-     NO DESENROLAR DA HISTÓRIA, ELES PASSAM POR DIVERSAS SITUAÇÕES DIVERTIDAS, ENCONTROS, DESENCONTROS, MAL ENTENDIDOS. BASEADO NESSES FATOS, VOCÊ ACREDITA EM DESTINO OU ACASO?

Acho que somos bombardeados a todo instante por uma série de “acasos”.  Cabe a nós sabermos quais deles podem resultar em algo inesquecível e compor nosso destino. Não acho que exista algo pré-determinado, do tipo “mesmo que eu não queira, tudo está escrito e então é melhor relaxar”. No livro,  Ele se descobre louco por uma mulher e faz de tudo pra mudar a má sorte que sempre acreditou que teve. Isso sim é que é atitude!

7-     O QUE OS LEITORES PODEM ESPERAR DE MAURÍCIO GOMYDE, EM 2011?

Em relação à literatura, lanço a nova edição do “O Mundo de Vidro”, no início de Fevereiro. Como já tenho pronto o segundo, que se chama “Infelizes para Nunca”, lanço-o no segundo semestre. Estou escrevendo o terceiro já, que não tem nome ainda, mas será à quatro mãos, com um amigo chamado Robson Bat. Já no que diz respeito à música, lançarei o meu trabalho com a cantora Indiana Nomma.
Aguardem!!

8-     QUAL PERSONAGEM DEU MAIS TRABALHO PARA ESCREVER?

Os dois principais (Ele e Ela) são os mais complexos mesmo. Isso porque eu precisei desvendá-los em muitas situações. Outros personagens, que aparecem ao longo do livro, são meio que no esquema “entra e sai”. Desta forma, eles são visto apenas em poucas situações, o que fica mais fácil porque não precisei me aprofundar em suas personalidades. Mas em relação a Ele ou Ela, acho que Ela foi mais difícil, até porque sou homem e a alma feminina é sempre um mistério.

9-     O QUE, EM SUA OPINIÃO, TORNA O SEU LIVRO DIFERENTE DOS ROMANCES ATUAIS. O QUE OS LEITORES PODEM ESPERAR DA LEITURA DE O MUNDO DE VIDRO?

Meu livro tem uma premissa comum, que é “Homem se apaixona por Mulher”. O que o diferencia é a forma como foi contada. Muitos dizem que parece que estamos assistindo a um filme. Ele tem muita coisa romântica e muita coisa divertida. Dá pra rir e também se emocionar. Bom, é complicado eu mesmo defini-lo, mas acho que é por aí.

10- GOSTARIA DE DEIXAR UMA MENSAGEM PARA OS LEITORES DO BLOG ENTRE FATOS & LIVROS?

Gostaria de agradecer a oportunidade dada pelo Entre Fatos & Livros  e dizer aos leitores que prestigiem sempre os blogueiros da literatura, que fazem este trabalho por simples amor à arte. Que frequentem os blogs, dêem suas opiniões, critiquem, sugiram, participem. Este é um canal maravilhoso que está aí à mão. E o Entre Fatos & Livros representa com muita dignidade e qualidade tudo isto.

Por fim, que leiam mais os autores nacionais. Muita gente boa escrevendo muita coisa legal. Escritores que não estão  na gôndola principal das livrarias, mas que são tão bons quanto os que estão.

RAPIDINHAS:

~> UMA MÚSICA: Every Breath You Take – The Police

~> UMA LEMBRANÇA: O dia em que recebi o primeiro exemplar do primeiro livro.

~> UM PROJETO: Meu segundo livro – Infelizes para Nunca – pro segundo semestre de 2011.

~> UM DOCE: Quindim.

~> UM FATO: Esta entrevista é um fato muito legal pra mim. Nada do que passou e nem do que virá. Gosto do presente.  

~> UM LIVRO: A Arte de Amar - Ovídio


PESSOAS, O LIVRO É REALMENTE MARAVILHOSO. LEIAM A RESENHA CLICANDO AQUI

DESEJAMOS MUITO SUCESSO E RECONHECIMENTO MERECIDO PARA O MAURÍCIO!

 HÁ ALGUM TEMPO O AUTOR NOS ENVIOU AS MÚSICAS DO NOVO CD DELE. SÃO MARAVILHOSAS! TÃO MARAVILHOSAS QUE COLOCAMOS AQUI UMA DAS NOSSAS PREDILETAS CLIQUE AQUI  E ESCUTE PRA VOCÊ




PARTICIPEM DA PROMOÇÃO 2011 SERÁ 10 + 1 E CONCORRA A 11 LIVROS, INCLUINDO UM EXEMPLAR DE O MUNDO DE VIDRO.

COMENTEM E PARTICIPEM DO TOP COMENTARISTA, CONCORRENDO A UM LIVRO E MARCADORES VARIADOS, CLIQUE AQUI

NÃO SE ESQUEÇAM QUE TEMOS A COLUNA Autor & Você.

Clique aqui E FAÇA UMA SUGESTÃO, PERGUNTA, ELOGIO OU COMENTÁRIO PARA MAURÍCIO GOMYDE. 

26 comentários:

  1. Eu só li o prefácio até agora me estraguei de rir, já deu pra ver que vou me divertir com a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Ahh, eu queroo muiito ler esse livro! E achei a ideia das personagens sem nome muito diferente e interessante.

    Adoreii a entrevista! =)

    Beiijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista!
    Essa coisa dos personagens principais não terem nome, só "Ele" e "Ela", eu não sabia, e achei bem interessante! :D
    O Maurício é muito simpático, e estou doida pra ler o livro dele!

    Beijos, dane.
    http://coracaofurtacor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas! Muito legal vcs darem esse espaço para os autores brasileiros, parabéns pela iniciativa!

    Beijinhos!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Jesus, eu não sabia que ele não nomeava os personagens!! Que estranho deve ser ler o livro assim, rs. Mas é bem interessante, nunca li um livro desse jeito. To louca pra ler esse livro!! A história parece ótima. Enfim, adorei a entrevista.

    Luiza,
    Express Coffee

    ResponderExcluir
  6. olá meninas, esse é mais um autor que não conhecia. =O

    a entrevista ficou bem legal e gostei bastante das perguntas e também adorei a música que ele escolheu: Every Breath You Take – The Police, sou super apaixonada por ela. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu achei muito interessante o fato dos personagens não terem nomes, e tô louca pra ler esse livro *-*
    Não sabia que o autor tinha uma banda, vou escutar as músicas tbm =)
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Galera, mmo sem nomear as personagens a história faz mto sentido. LEITURA OBRIGATÓRIA para qm quer dar boas risadas e ter bons momentos.

    Glaucea, escolhemos uma q eu gosto mto. Escute tb! É rapidinho, não demora a carregar e a música é mto gostosinha.

    Obrigada pelos coments!
    QUEM AINDA NÃO PREENCHEU O FORM DE COMENTÁRISTA, PREENCHA, HEIM!

    E COMENTEM QUE ESSE MÊS TEM OUTRO LIVRO MARA PARA QM COMENTAR.

    BjO

    ResponderExcluir
  9. Ahhh, o Maurício parece muuuito gente boa!
    Eu fiz entrevista com ele também, e o achei super simpático :D
    Estou louca para receber "O mundo de vidro" logo, doida para ler uma comédia romântica, hahaha ^^
    Beijos e até.
    Adorei o blog, estou seguindo ^^

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Mayara.
    Vc vai se divertir, com certeza! =D

    ResponderExcluir
  11. Olá, queridas!

    Muito obrigada por dar a sua opinião na enquete!
    Eu também tento fazer minhas resenhas da forma que você falou, e até agora a enquete está confirmando que nós estamos certas! Hahaha.. que bom, né?

    Beijinhos!

    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu estou louca esperando o meu Mundo de vidro chegar.

    Adorei a entrevista meninas. Parabéns!!

    Beijos
    Amanda
    Vício em livros

    ResponderExcluir
  13. Que bacana a entrevista, adorei (: to querendo muito ler o livro dele, parece ser bem legal.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  14. Adorei a entrevista! Meu exemplar está a caminho, e admito estar bastante ansiosa para finalmente lê-lo :D

    xx carol

    ResponderExcluir
  15. Parabéns meninas! Ficou ótima a entrevista.

    B-jussss!

    ResponderExcluir
  16. Eu adorei a entrevista meninas :D
    O Mauricio é realmente muito simpatico!
    Já tinha lido a resenha de voces sobre o livro e fiquei louca para ler!
    Acho que vou ter a oportunidade de ler O Mundo de Vidro em breve
    Assim que terminar vou colocar resenha no blog também
    Grande Beijo para as duas

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que esse livro esta me conquistando aos poucos...Vou fazer de tudo para ler.

    A entrevista foi demais,parabens.

    "E o Entre Fatos & Livros representa com muita dignidade e qualidade tudo isto."

    Entre Fatos e Livros esta no : meus favoritos *.*

    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Ei meninas!
    Parabéns pela entrevista.
    E juro que fiquei intrigada, personagens sem nomes? Deve mesmo ter sido difícil para caramba construí-los. Eu nem sei se eu conseguiria imaginá-los...huahuahua
    Quero ler!
    Bjins

    ResponderExcluir
  19. Ei meninas,

    Ótimas entrevista, perguntas muito legais. Ainda não li o livro mas achei muito interessante. Adorei quando ele disse que “Too many books, too little time”. hehe concordo.

    bjoo

    ResponderExcluir
  20. Estou super afim de ler esse livro, parece bem legar. A entrevista está ótima.

    Bjs, Iza :)

    Caderno de Resenhas

    ResponderExcluir
  21. Eu li e me apaixonei!
    O papagaio e o gay da loja são meus personagens favoritos! kkkkkkkkkk

    Maurício é um fofo e merece todo o sucesso!

    Beijos pra vcs e pra ele! :D

    ResponderExcluir
  22. Eu sou louca pra ler esse livro, mas nunca tenho tempo!
    A entrevista tá ótima! Parabéns meninas e Maurício!
    Bjo =*

    ResponderExcluir
  23. Já tinha lido a entrevista, mas nao tinha dado tempo de comentar hahaha..

    O Mauricio é HIPER simpático né?!!
    Adorei a entrevita.

    Qnto as musicas, na epoca que eu li o livro vivia escutando a banda dele *-*
    Eu queria escutar a musica que ele falou que ia gravar com uma cantora nova, mas nao acho, vcs já ouviram? se tiver ela, me manda? hehehe


    Beeeijo

    ResponderExcluir
  24. Estou doida para o meu livro chegar! \o/
    Antes eu não tinha entendido esse negócio dos personagens não terem um nome, mas agora que ele explicou, acho SUPER legal! Vai chamar a atenção!
    Ele disse TUDO sobre os livros de auto-ajuda! Também acho que os romances são os melhores porque nos fazem sair dessa rotina, que pode ser muito chata pra várias pessoas. Eu gosto da minha mas, se tenho a oportunidade de viajar num mundo fictício, COM CERTEZA vou! =D

    E eu AMO essa música do The Police! Sério, não temos músicas mais como as dos anos 80!

    Desejo toda a sorte do mundo pro Maurício! Que o seu trabalho seja cada vez mais reconhecido e que ele seja muito feliz neste ano! \o/

    Adorei a entrevista!
    BeeijO! ;3

    ResponderExcluir
  25. Interessante...
    Aos invés dos nomes...
    Ele e Ela
    =D

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho muita vontade de ler este livro
    Mas ainda não estou com o meu em mãos
    Amei a resenha
    Beijos

    @pocketlibro

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!!!

Os comentários são moderados e não serão aceitos aqueles que contrariarem nossa política de comentáriosI, apresentando termos ofensivos ou spam.

Caso esteja interessado em parceria ou queira um contato por e-mail CLIQUE AQUI

Retribuiremos a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...